Os Laércio Benko Diaries

O PC-Check igualmente verifica se o drive de CD-ROM reproduz CDs de áudio. De­vemos introduzir no drive um CD do áudio de modo a realizarmos o teste, ouvindo Nesse caso as músicas do CD. É 1 teste simples contudo interessante.

* en­contrados pelo diretório onde é instalado este Norton Utilities (ou entãeste diretamente a partir do CD-ROM de casa) e utilizar este nosso disquete para executar testes em outros PCs. Tais como ocorre na maioria dos programas do diagnóstico, é necessário executar um boot limpo antes do usar este NDIAGS.

De modo a testar o Cafifa-falante, este NDIAGS faz usando de que seja tocado este som de uma frase falada digitalizada (figura 78). Em alguns quadros, nosso som É possibilitado a nãeste ser audível. Deve entãeste ser repetido separadamente este teste do Inconveniente-falante com 1 som alterna­tivo.

Este Checkit pergunta se o usuário quer executar este teste e coloca três opções: “Y” (yes), “N” (pelo), e “C” (change). Através da opção “C” podemos realizar várias alte­rações na FORMATO como o teste será realizado. Ao selecionar “C”, usamos as setas de cursor de modo a indicar quais opções desejamos alterar. Podemos alterar a faixa por en­dereços a ser testada, ao invés por usar o default, de que é testar a memória toda.

Existem loopbacks próprios para testar as interfaces seriais e pró­prios para testar as interfaces paralelas. É necessário tomar cuidado de modo a não criar con­fusão, como programas por diagnósticos multiplos podem possibilitar usar loopbacks ligeira­mente variados.

Nos PCs antigos, esses circuitos eram formados pelos chips conhecidos tais como 8237 e 8259. Nos PCs modernos, esses circuitos fazem parte do chipset. Em caso do falha nesses circuitos, será preciso trocar a placa de CPU.

Entretanto, de modo a fazer este teste externo é necessário conectar na porta blindada serial 1 adaptador especial conhecido como loopback. Nenhumas este nosso loopback o usuário É possibilitado a realizar somente o teste interno, ou seja, testar este funcionamento da UART.

O próximo teste é o “Grid Test”, ou Teste por Grades, no qual é ativado cada 1 dos modos gráficos apresentados na placa, e sãeste apresentadas figuras usando linhas ho­rizontais e verticais, formando uma espé especialmentecie de grade (figura 75).

Se o teste interno resulta em sucesso, significa de que a UART da interface serial tes­tada está em perfeito estado. De modo a que este teste seja 100% completo, é preciso realizar a seguir este teste externo, no qual é Utilizado o loopback. Neste caso, acopla-se o loopback pelo conector da interface serial e repete-se este teste, respondendo “Y” quando este Checkit perguntar Derivado do a presença clique no site do loopback.

Apesar desse teste ser rápido e simplificado, muitas vezes é suficiente para detectar defeitos pelo hardware. Entretanto, na maioria DE vezes, este POST não é suficientemente rigoroso para detectar todos ESTES erros possíveis. Daí surge a necessi­dade do uso por programas de diagnóstico mais elaborados.

O teste da memória por vídeo tem o objetivo por checar este que funcionem correto Destes chips qual formam esta memória. Em caso por defeito em certos desses chips, podem ocorrer anomalias na imagem, saiba como troca do cores, troca de caracteres e o surgimento por faixas horizontais e verticais na imagem, apesar por ser mantida uma perfeita nitidez. Infelizmente o NDIAGS, tais como a maioria Destes programas de que realizam testes por hardware, não é capaz de checar toda a memória por vídeo exis­tente nas placas Super VGA, devido à Enorme variedade por chips gráficos existentes nas diversas placas disponíveis pelo Comércio.

Inicialmente este Checkit compara a hora indicada pelo RTC usando a indicada pelo reló­gio do BIOS, aquele que é acessado pelo comando TIME do MS-Destes e pelos muitos progra­mas de que precisam saber o horário. É normal a existência de uma pequena dife­rença, da ordem do alguns segundos, entre esses dois relógios. Já as datas indicadas pelo RTC e pelo relógio do BIOS devem ser idênticas, caso contrário este Checkit apontará um erro.

Ao executarmos este Checkit, é feita uma rápida verificaçãeste nos principais componen­tes do pc, sendo apresentado a seguir o relatório visto na figura 38.

Ao oposto do modo protegido, temos o modo real, no qual este processador acessa unicamente os primeiros 1024 kB do memória. Este modo é utilizado pela maioria dos programas de modo a MS-Destes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *